quarta-feira, 6 de abril de 2011

Decorreu no passado fim-de-semana mais uma edição da convenção autárquica da JSD.

1 - Antes de mais, cabe à Comissão Política regional da JSD Guarda agradecer a forma como a Concelhia de Celorico da Beira organizou toda a logística do evento.

2 - Por outro lado, a CPR-JSD Guarda agradece aos 42 jovens presentes o contributo e a forma dinâmica e interactiva como decorreu o evento, devido à participação activa de todos; agradece, também, a presença de tão ilustres convidados que partilharam as suas experiências e opiniões com os jovens presentes.



3 – No primeiro módulo, “o funcionamento dos órgãos de freguesia: novas realidades, novas políticas”, com a moderação do Secretário-geral da JSD Guarda,  tivemos a oportunidade de ouvir dois autarcas: Dr. Pedro Soares (presidente da Junta de Freguesia de Sameiro) e o militante da JSD Hugo Neves (presidente da Junta de Freguesia de Rio de Mel). Temas como a reorganização do mapa administrativo, a importância das juntas para as populações mais isoladas do interior, o se financiamento, as novas tecnologias, a gestão da floresta (a necessidade da criação de um canal próprio para as Juntas de Freguesia), foram amplamente debatidos pelos oradores e participantes.



4 – No segundo módulo, “estratégias de desenvolvimento e fixação de população”, contámos com o contributo do Dr. José Miranda (presidente da Câmara Municipal de Fornos de Algodres), Eng.º José Almeida Gomes (Conselheiro Nacional do PSD) e Dr. Alcino Morgado em representação do Presidente da Câmara Municipal de Almeida. O debate foi extremamente produtivo e abordou-se a situação dos municípios da nossa região, caminhos estratégicos a seguir e a consequente necessidade de descentralização. Ensino Superior, turismo sénior, geriatria, turismo de saúde, a fronteira como pólo agregador, poupança energética foram temas com particular incidência.

5 – Por fim, ao jantar, tivemos a possibilidade de ouvir as experiências de sucesso de dois presidentes de Câmara do PSD: Dr. Julio Sarmento (Trancoso) e Eng.º Gustavo Duarte.

6 – No encerramento, contámos com a presença do Dr. Álvaro Amaro, presidente da Comissão Política Distrital do PSD Guarda. Esta evento, marca o final de um ciclo na JSD Guarda em que a aposta foi na formação e na produção de conteúdo político que possa ser integrado no programa de um futuro Governo do PSD, que esperamos esteja para breve. A JSD seguirá agora o seu caminho, na luta por devolver a esperança ao país, após o ciclo governativo mais negro da história democrática portuguesa.

2 comentários:

  1. JSD CElorico da Beira6 de abril de 2011 às 15:30

    Em nome da JSD de Celorico da Beira, quero também aqui deixar o meu agradecimento à CPR por nos ter dado a oportunidade de organizar esta actividade e, também, agradecer a todos os participantes e oradores.
    Da nossa parte fizemos opossivel para que tudo estivesse bem.
    Obrigado a todos e serão sempre bem vindos.

    Saudações S D
    Miguel Espírito Santo

    ResponderEliminar
  2. Obrigado nós Miguel, pela excelente organização e por todo o teu empenho!

    Grande abraço

    ResponderEliminar